Agorafobia

A ansiedade acerca de estar em locais ou situações de onde possa ser difícil (ou embaraçoso) escapar ou onde o auxílio pode não estar disponível, na eventualidade de ter um Ataque de Pânico inesperado ou predisposto pela situação, ou sintomas tipo pânico. Os temores agorafóbicos tipicamente envolvem agrupamentos característicos de situações, que incluem: estar fora de casa desacompanhado; estar em meio a uma multidão ou permanecer em uma fila, estar em uma ponte, viajar de ônibus, trem ou automóvel.

Sintomas importantes: 1. As características essenciais da Agorafobia sem história de Transtorno de Pânico são similares àquelas do Transtorno de Pânico vom Agorafobia, exceto que o foco do temor está sobre a ocorrência de sintomas tipo pânico incapacitantes ou extremamente embaraçosos ou ataques com sintomas limitados, ao invés de Ataques de Pânico completos, com os 13 sintomas presentes.

Presença de Agorafobia relacionada ao medo de desenvolver sintomas tipo pânico (por ex., tontura ou diarréia); 2. Jamais foram satisfeitos os critérios para Transtorno de Pânico; 3. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral. 4. Na presença de uma condição médica geral associada, o medo descrito no Critério 1 excede claramente aquele em geral associado com a condição.