Dependência Química – Drogadicção e Álcool

Com três sintomas deixa de ser abuso e é considerado dependência.

Alguns transtornos são uma predisposição psicológica para o uso de drogas, como a fobia social, a depressão, o transtorno de ansiedade generalizada, a esquizofrenia, etc.

Esse paciente precisa de limites, começando o aprendizado na terapia. Há o irresistível impulso ou a ideia obsessiva, junto com a compulsão em usar a droga ou a bebida.

Consistem em medo persistente, excessivo e irracional, revelado pela presença ou antecipação de um objeto ou situação fóbica, como voar, alturas, pequenos animais e insetos (ratos, baratas, lagartixas, mosquitos, pássaros, aranhas, cães, gatos), injeção, ver sangue, lugares fechados etc, que, embora não sejam perigosos, são evitados sistematicamente.

O contato súbito com a situação ou objeto pode causar uma resposta imediata de ansiedade e um ataque de pânico. São mais comuns do que se pensa.

A pessoa pode ficar em constante vigilância para não se defrontar com o objeto de sua fobia.e desenvolver uma crise de ansiedade, que só ocorre quando antecipam esse contato ou quando ele acontece de fato.

Em crianças, a ansiedade pode ser expressa por choro, ataque de raiva, imobilidade ou comportamento aderente.

O indivíduo reconhece que o medo é excessivo ou irracional. Em crianças, esta característica pode estar ausente.

A situação fóbica (ou situações) é evitada ou suportada com intensa ansiedade ou sofrimento.

A esquiva, antecipação ansiosa ou sofrimento na situação temida (ou situações) interfere significativamente na rotina normal do indivíduo, em seu funcionamento ocupacional, em atividades ou relacionamentos sociais, ou existe acentuado sofrimento acerca de ter a fobia. São mais comuns do que se pensa.

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.