Psicoeducação

terapia-comportamental2A psicoeducação explica como serão as sessões, os termos que serão usados (pensamento automático, leitura de pensamento, esquemas, tudo ou nada, ditadura dos ‘deveria’, pensamento dicotômico, etc), deveres de casa, etc.

Baseia-se na disponibilidade de informações teórica e prática que favorecem, os cuidadores informais e familiares, uma melhor compreensão da doença e o desenvolvimento de competências para melhor gerir os sintomas e dificuldades que lhes estão associadas. Várias patologias podem ter o mesmo sintoma, o que torna necessária a psicoeducação e o diagnóstico diferencial.

No decorrer da terapia podem ser abordados alguns temas, como: diagnóstico, causas, sintomas, curso e prognóstico da doença, comunicação, tratamentos farmacológicos e psicossociais, identificação de sinais precoces de alarme e prevenção de recaída, gestão da crise, promoção de hábitos de vida saudáveis, técnicas de gestão de stress, articulação com os serviços, como lidar com o estigma, técnicas de resolução de problemas.

Para adultos que possuem alguma patologia ou sofrimento, a psicoeducação ajuda a adquirir conhecimentos e competências para melhor compreender e gerir a doença, promove a adesão ao tratamento, promove a prevenção de recaídas e reinternamentos (quando é o caso), facilita a aquisição de um estilo de vida saudável e autônomo, facilita a compreensão da doença e respectivos sintomas, favorece atitudes de aceitação e expectativas adequadas em relação ao familiar doente, reduz o stress e a sobrecarga familiar, melhora a qualidade de vida e o ambiente familiar, apoia no desenvolvimento de competências que melhorem a gestão das dificuldades que advêm do cuidado e convivência com um familiar que tem doença mental, promove o desenvolvimento de competências para se tornarem recurso importante na reabilitação e melhoria da pessoa com distúrbios mentais (não necessariamente psiquiátricos).