Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade / Impulsividade (TDAH)

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade / Impulsividade (TDAH) é uma doença neurobiológica que possui três características básicas: a desatenção, a agitação, ou hiperatividade e a impulsividade. Ele é encontrado em todas as culturas e não é um transtorno recente. Muitas vezes é acompanhado de outros problemas de saúde mental, denominados de comorbidades. As comorbidades mais frequentes são Transtornos de aprendizagem, Transtornos de ansiedade, Transtornos do humor, Transtorno opositivo desafiador, Transtorno de conduta, Tiques, Abuso de álcool e drogas.

O Transtorno é dividido em três tipos: tipo predominantemente hiperativo/impulsivo, tipo predominantemente desatento, tipo predominantemente combinado, mas em todos eles, as funções executivas não funcionam bem: atenção, memória, memória operacional, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento, tomada de decisões.

Quanto mais precoce o início do tratamento, melhor o prognóstico. Ainda não tem cura, mas há tratamento que deixa o paciente sem sintomas. Quanto antes o início do tratamento psicoterápico e médico, melhor o prognóstico. A medicação pode não ser para toda a vida, por ser uma doença dimensional